DOENÇA HEMORROIDÁRIA
Os mamilos hemorroidarios sao estruturas anatômicas presentes no canal anal normal. A doença hemorroidaria é decorrente do aumento e dilatação destes mamilos e cursa com sintomas como sangramento retal, prolapso e dor anal.
FISSURA ANAL
Fissura anal é uma lesão semelhante a um corte que se inicia na borda do ânus e pode se projetar em direção ao canal anal. Apresenta-se comumente com dor e sangramento ao evacuar
FÍSTULA ANORRETAL
Fístula é um trajeto anômalo com origem no canal anal até a pele perianal. Pode ser classificada de acordo com a anatomia da região acometida. Costuma causar sintomas como secreção na região anal e aparecem frequentemente após episódios de abscesso anal.
DOENÇA DIVERTICULAR
A doença diverticular consiste na presença de sintomas decorrentes da diverticulose. Divertículos são formações saculares que ocorrem na parede do cólon e aumentam de frequência com o avançar da idade. As manifestações podem ser variadas, desde episódios de diverticulite aguda e sangramento, até sintomas pouco específicos como dor abdominal.
DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
Doença de crohn:
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que pode acometer qualquer região do aparelho digestivo, da boca ao ânus. A doença pode se manifestar de diversas formas como diarreia com muco, pus ou sangue, perda ponderal, dor abdominal dentre outros. Os sintomas podem apresentar períodos de exacerbação ou remissão.
Retocolite Ulcerativa:
Retocolite ulcerativa é uma inflamação limitada à mucosa do cólon e reto. Esta doença também pode intercalar períodos de piora e melhora. Os sintomas são variáveis dependendo da localização e extensão da doença, comumente são relatados queixas como diarreia e sangramento nas fezes.
CÂNCER COLORRETAL
O câncer colorretal ainda é o 3º tumor mais comum em homens e o 2º entre as mulheres. É uma doença com altas taxas de cura quando detectada precocemente. O câncer consiste em uma proliferação e crescimento descontrolado de células que podem invadir estruturas adjacentes e órgãos a distância. O paciente pode apresentar sintomas como sangramento nas fezes, alteração do hábito intestinal, perda ponderal, entre outros. Muitas vezes os sintomas só aparecem em um estágio avançado, motivo pelo qual  as medidas de rastreio, como a colonoscopia, são fortemente recomendadas.
CIRURGIA COLORRETAL
MINIMAMENTE INVASIVA
A Cirurgia colorretal minimamente invasiva é realizada principalmente através da técnica videolaparoscópica e robótica. Essa via cirúrgica é considerada na grande maioria dos casos o padrão ouro para tratamento de diversas doenças. Dentre os diversos benefícios proporcionados por esta técnica podemos destacar o menor tempo de recuperação pós-operatória, menor dor pós-operatória, cicatrizes mais estéticas, menor taxa de complicações pós-operatória e alta hospitalar precoce.  
Todos os direitos reservados